SOBRE NÓS

A Prefeitura Municipal de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal da Educação na gestão do Sr. Prefeito Edson Magalhães e a Secretária da Educação Sônia Meriguete inaugurou em 2011, o Núcleo de Tecnologia Educacional do município que foi aprovado e homologado em 2010, pelo Ministério da Educação/MEC. Um projeto inovador nas escolas municipais, sob a Coordenação da Srª Michella Bicalho Sandrini, juntamente com a Srª Náysa Taboada e Srº Diego da Silva Mendes. Desde então buscou-se disponibilizar diversos recursos que possibilitam o desenvolvimento de práticas educativas de qualidade, que promovam e ampliem as condições necessárias para o exercício crítico e ativo da cidadania proporcionando uma interação entre educação formal e as necessidades da sociedade contemporânea.

 

Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE surgiu, portanto, como uma estrutura descentralizada, de nível operacional do Programa Nacional de Tecnologia Educacional-ProInfo, vinculada a uma secretaria estadual ou municipal de educação e especializada em tecnologias de informação e comunicação (TIC) aplicadas à educação, cumprindo as seguintes funções básicas:

a) Capacitar professores e técnicos das unidades escolares de sua área de abrangência;

b) Prestar suporte pedagógico e técnico às escolas (elaboração de projetos de uso pedagógico das TIC, acompanhamento e apoio à execução, etc...);

c) Realizar pesquisas e desenvolver e disseminar experiências educacionais.

Os NTE's são considerados unidades dotadas de infra-estrutura de informática e comunicação, que reúnem equipes de educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. Os profissionais que trabalham nos NTE's são especialmente capacitados para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação e uso pleno das novas tecnologias em atividades didático-pedagógicas. Para isso, cada NTE desenvolve as seguintes ações específicas:

  • Sensibilizar e motivar dirigentes e professores das escolas no sentido da incorporação das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem;

  • Capacitar professores e equipes administrativas das escolas;

  •  Apoiar o processo de planejamento e gestão de uso das tecnologias nas escolas;

  • Dar assessoramento pedagógico ao uso da TI no processo ensino-aprendizagem;

  • Apoiar a resolução de problemas técnicos decorrentes do uso do computador nas escolas, e

  • Realizar acompanhamento e avaliação local do processo de incorporação da TI no processo didático-pedagógico.

 

Desde sua homologação vários projetos e práticas vem sendo realizados a fim de proporcionar aos professores a vivência com o uso das tecnologias na educação, e possibilitar-lhes aos usos de alguns softwares, dando-lhes a oportunidade de utilizá-los com os alunos no cotidiano pedagógico.

 

O setor é diretamente envolvido na formação de professores. Em 2011 foi o primeiro NTE em âmbito nacional a disponibilizar a formação em EAD na plataforma e-proinfo com o curso Linux Educacional 3.0. Na ocasião sob a tutoria de Srª Náysa Taboada Silva e Sr Diego da Silva Mendes nos quais juntamente a Srª Elvia Ribeiro (MEC) foram pioneiros do curso e na utilização da plataforma.

 

A partir da homologação do setor no Ministério da Educação (MEC) o NTE passou pelas coordenações de: Michella Bicalho (2011); Náysa Taboada (2012), Wandreya Ferrat (2016) e Naiara dos Santos Nobre (2017).

Atualmente o município de Guarapari, após investimentos com recursos próprios (2019), conta cerca de 31 laboratórios de informática e 35 Monitores de Tecnologia Educacional. A função do Monitor de Tecnologias Educacionais é auxiliar o uso das ferramentas tecnológicas no dia a dia da escola. Aos Monitores de Tecnologias Educacionais são previstas formações mensais onde são discutidas questões relacionadas à inserção das tecnologias na escola, mecanismos de aprendizagem utilizando os computadores e outros recursos midiáticos, intervenção pedagógica, dentre outros assuntos relativos ao ensino-aprendizagem, tendo como foco o seu trabalho em ambiente educacional com o objetivo primordial de atingir o nosso foco principal que é o aluno enfatizando a construção de um processo ensino-aprendizagem que envolve diretamente uma relação de troca entre professor e aluno, que o leve ao "aprender a aprender", ou seja, estimular no aluno a estruturação de uma série de habilidades que lhe proporcione a oportunidade de atuar como sujeito produtivo e participativo no seu meio social.

Núcleo de Tecnologia Educacional de Guarapari - SEMED

Avenida Padre José de Anchieta, nº 2958, Edifício Vazzoler, Sala 101, Bairro Aeroporto, Guarapari, Espirito Santo. CEP: 29216705

© 2020 NTE-SEMED | Diego Mendes